IDEB
A evolução do Ideb em Minas Gerais, para todas as redes de ensino, mostra que nos anos iniciais do ensino fundamental ocorreu uma melhora mais acentuada entre os anos de 2007 e 2011, porém, esse crescimento foi arrefecido a partir de 2011, o que já era esperado, tendo em vista que desde 2009 o Estado tem ultrapassado a meta estabelecida pelo Inep. Nos anos finais do ensino fundamental, observa-se um crescimento até 2013. Entre 2015 e 2017, o Estado apresentou pequena queda no Ideb, passando de 4,8 em 2015 para 4,7 em 2017. No caso do ensino médio, os resultados apontam para a sua estagnação entre o período analisado, porém, entre os anos de 2015 e 2017 ocorreu uma melhora, passando de 3,7 para 3,9.
Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb)
Minas Gerais - 2005-2017
Fonte: MEC/Inep.
Nos anos iniciais, a meta para 2017, estabelecida pelo INEP, foi alcançada em todas as redes de ensino.
Já nos anos finais e no ensino médio, nenhuma rede de ensino alcançou a meta de 2017.
Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) por nível e redes de ensino
Minas Gerais - 2017
Fonte: MEC/Inep
IDEB do ensino fundamental anos inciais - Todas as redes de ensino
Unidades da Federação - 2015-2017
Fonte: MEC/Inep
IDEB do ensino fundamental anos finais - Todas as redes de ensino
Unidades da Federação - 2015-2017
Fonte: MEC/Inep
IDEB do ensino médio - Todas as redes de ensino
Unidades da Federação - 2015-2017
Fonte: MEC/Inep
Indicador de Rendimento (P) e Nota Média Padronizada (N)
O indicador de rendimento (P) é um dos componentes do Ideb que mede o rendimento
escolar que interfere diretamente no fluxo escolar dos alunos entre as séries de cada etapa de ensino.
Ele é a média harmônica das taxas de aprovação das séries em cada etapa de ensino,
calculadas com os dados do censo escolar, que varia de 0 a 1.
Indicador de Rendimento (P)
Minas Gerais - 2005-2017
Fonte: MEC/Inep
A Nota Média Padronizada (N) é o outro componente do Ideb, que mede a qualidade da educação nas três etapas de ensino. Ela é a média da proficiência em Língua Portuguesa e Matemática obtida pelo Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb), padronizada para um indicador entre 0 e 10. Entre 2015 e 2017, Minas Gerais apresentou aumento deste componente em todas as etapas de ensino.
Nota Média Padronizada (N)
Minas Gerais - 2005-2017
Fonte: MEC/Inep
Nos anos inicias do ensino fundamental, o índice de aprovação (P) é elevado em todas as redes de ensino. Porém, nos anos finais do fundamental e no ensino médio, a rede privada apresenta índices de rendimento maior que 4na rede pública.
No caso da nota média padronizada (N), a rede privada apresenta médias maiores que a rede pública em todas as etapas de ensino.
Indicador de Rendimento (P) e Nota Média Padronizada (N) por redes de ensino
Minas Gerais - 2017
Fonte: MEC/Inep
Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb)
O Saeb é uma avaliação externa em larga escala aplicada a cada dois anos pelo Inep que avalia os alunos em Língua Portuguesa e Matemática no 5º e 9º anos do ensino fundamental e no 3º ano do ensino médio. Seus resultados auxiliam na elaboração e monitoramento das políticas educacionais e são utilizados no cálculo do Ideb. Entre 2015 e 2017, tanto em Língua Portuguesa quanto em Matemática, Minas Gerais apresentou aumento das proficiências médias em todos os anos escolares avaliados.
Proficiência média em Língua Portuguesa e Matemática por redes de ensino
Minas Gerais - 2015-2017
Fonte: MEC/Inep
Quando se analisa os resultados do Saeb por localização rural/urbano, observa-se que os estudantes de áreas rurais, possuem proficiência média
menor que os de área urbana, em todas as disciplinas e etapas de ensino.
Proficiência média em Língua Portuguesa e Matemática por localização rural/urbano
Minas Gerais - 2015-2017
Fonte: MEC/Inep
Os resultados do Saeb são agrupados em níveis de escalas de proficiência. Cada nível agrupa um conjunto de habilidades que são organizadas de modo crescente em escalas de
proficiência de Língua Portuguesa e de Matemática para cada uma das etapas avaliadas.
No 3º ano do ensino médio, há uma maior porcentagem de alunos nos níveis mais baixos da escala de proficiência, tanto em Língua Portuguesa quanto em matemática, ou seja,
com maior insuficiência de aprendizado.
Distribuíção dos estudantes nos níveis de ensino da escala de proficiência
Minas Gerais - 2015-2017
Fonte: MEC/Inep